Total de visualizações de página

sábado, 27 de julho de 2013

Entenda o que os princípios ativos dos seus cosméticos dizem.


A cosmética e os bioativos tem como proposta atuar nas estruturas extremas do corpo humano (pele e cabelos) de forma idêntica aos processos vitais, auxiliando no metabolismo retardando o envelhecimento. Ao atender tais expectativas com a descoberta de novos ativos e aprimoramento dos ativos já existentes, os cosméticos são utilizados como verdadeiras armas quando o assunto e rejuvenescimento.
No comércio existe uma variedade de cosméticos que propõem vários benefícios, mas muitas vezes não entendemos o que aquele ativo proposto no rótulo do cosmético quer dizer, que efeito ele promove na pele, no cabelo,  ou na gordura localizada.
Segue abaixo alguns princípios ativos cosméticos:

Ácido hialurônico - substância produzida naturalmente pelo corpo que age como lubrificante das células, retendo a água. Sua diminuição causa ressecamento.

Ácido retinóico - derivado sintético da vitamina A, provoca descamação da pele, atuando na renovação celular e na formação de novas fibras de colágeno e de elastina.

Aloe Vera: Tem ação amaciante, antiinflamatória, cicatrizante, hidratante, restauradora da pele. 
Alfahidroxiácidos - hidratante poderoso que melhora a troca da camada superficial da pele, pois fixa a água nas células. O AHA está presente principalmente em frutas e vegetais, entre os quais se destacam:
Alfahidroxiácido (AHA) cítrico - extraído do limão, da laranja, da goiaba, da pinha e do tomate, é indicado para clarear sardas e manchas de sol.
Alfahidroxiácido (AHA) glicólico - extraído da cana de açúcar, da uva, da pinha e da alcachofra, é usado para atenuar rugas e equilibrar a secreção sebácea, principal causa da acne, além de acelerar o processo de regeneração celular. Também auxilia o clareamento da pele, quando associado a outras substâncias.
Alfahidroxiácido (AHA) lático - obtido de plantas, como a amora e de animais, com o leite ácido. Acelera o processo natural de renovação celular e de descamação das camadas superficiais da pele.
Alfahidroxiácido (AHA) málico - originado da maçã verde, é usado para tratamento das manchas solares.
Alfahidroxiácido (AHA) mandélico - obtido da amêndoa amarga, é empregado na maioria das formulações cosméticas como regulador do pH da pele. Usado também no tratamento da acne por sua ação antisséptica.
Alfahidroxiácido (AHA) salicílico - originário do salgueiro branco, atua na pele removendo células e controlando a produção do sebo. É um potente anti-inflamatório e bactericida.
Alantoína: Tem ação anti-irritante e de renovação celular. Melhora a umectação da pele. Sobre a derme rachada, torna-a lisa e flexível. Tem efeito amaciante e proporciona maior capacidade de retenção da umidade. Também possui propriedades cicatrizantes.
Argirelina - De ação semelhante à da toxina botulínica, a argirelina é um açúcar que inibe a ação das substâncias responsáveis pela contração muscular, atenuando rugas e marcas de expressão em até 30%. Ao contrário da toxina, a argirelina é hidratante, pois retém água com facilidade.
Cafeína - substância que tem ação lipolítica, ou seja, estimula a quebra das células de gordura e, indiretamente, inibe o acúmulo dessa gordura no organismo.
Cafeisilane C – associa a ação lipolítica da cafeína com as propriedades biológicas dos silanóis (derivados do silício orgânico). Essa mistura possui várias atividades biológicas benéficas na nossa pele, tais como: ação antiinflamatória e reestruturante. É usado no tratamento de celulites. Além disso, trata bolsas e inchaços ao redor dos olhos se a mesma for decorrente de acúmulo de gorduras ou edema.
Calamina Rosada – possui suave ação anti-séptica, antipruriginosa e cicatrizante da pele.
Centella Asiática: Possui ação antibacteriana, antiinflamatória, estimulante circulatório e diurética. A centella asiática também tem propriedades antioxidantes, ajudando a proteger o organismo da ação danosa dos radicais livres. 

Ceramidas – substância que compõe o cimento (gordura) intercelular para manter a hidratação da pele. Ação hidratante.
Creatina: por seu baixo peso molecular, penetra no interior da cutícula, promovendo o preenchimento dos poros e regenerando-a. Tem a propriedade de reter umidade e, com isso, mantém os cabelos hidratados, fortes, resistentes e com brilho intenso. Quando utilizada em conjunto com a queratina, potencializa sua ação, funcionando como um ótimo agente protetor dos cabelos.

DMAE - ou deanol (dimetilaminoetanol) é uma substância firmadora, que existe no corpo humano (fígado, cérebro e coração), sendo facilmente encontrada em peixes como a sardinha e a anchova. É um potente antienvelhecimento que parece melhorar a flacidez. Costuma ser usado na forma de creme, gel ou loção em concentrações de 3% a 10%, podendo ser usado à noite, alternando com o ácido retinoico.

Esqualano: Previne a perda de umectantes e restaura a sedosidade e flexibilidade da pele.

Hamamélis: Possui ação adstringente, antiseborréico, vasoprotetor, vasoconstritor, descongestionante e antiacnéico.

Isoflavonas - são substâncias presentes principalmente na soja e nos seus derivados, conhecidas como fitoestrógenos porque apresentam semelhanças com os hormônios femininos estrogênicos. As isoflavonas combatem o processo natural do envelhecimento, melhoram o tônus e a hidratação da pele - compensando os danos decorrentes da diminuição dos hormônios femininos na menopausa.

Lipossomas - são substâncias muito importantes na cosmética moderna, pois servem para transportar e liberar ativos na pele, permitindo maior penetração. Os lipossomos têm efeito de hidratação e reestruturação sobre as camadas superficiais da pele.

Nanosferas - são estruturas poliméricas inertes capazes de armazenar em seu interior ou fixar na superfície, ativos de natureza diversa, liberando-os de modo gradativo e colocando-os à disposição do tecido cutâneo, proporcionando ação prolongada e duradoura.

Não-comedogênicos - que não obstrui os poros, evitando a formação de comedões e acne. O termo aparece em vários produtos para a pele. Os produtos comedogênicos, ao contrário, estimulam a obstrução.

Paba free - são produtos que não contêm a substância Paba (ácido paraaminobenzoico) que, em geral, causa alergias. O Paba é um dos componentes do ácido fólico e tem função antioxidante. Ajuda também a proteger a pele das queimaduras do sol. No entanto, pode causar alergia em peles sensíveis.
Proteína de seda: Penetra nas camadas da pele, hidratando, conferindo elasticidade e dando uma aparência sedosa.

PCA-Na – ação hidratante e umectante.

Raffermine - é outro firmador, extraído da soja. Fortalece a estrutura molecular da derme, aumentando a firmeza, a elasticidade e a tonicidade. É indicado para peles flácidas, enrugadas e envelhecidas. Costuma ser usado em cremes e produtos que combatem o envelhecimento.

Silício orgânico: biologicamente ativo, atua diretamente na membrana celular, tornando-a mais resistente ao ataque de radicais livres e exercendo ação protetora.

Tensine: Extraído das sementes de trigo, possui ação tensora imediata (efeito Cinderela), formando um filme elástico sobre a pele capaz de diminuir a profundidade das rugas por cerca de seis horas.

Proteína de trigo: forma uma delicada película sobre a fibra capilar, resultando em mais brilho e sedosidade. Auxilia na reparação das escamas de queratina dos fios danificados e na doação de volume e de corpo para os cabelos.

Vitaminas que tratam da pele - constituem um grupo de ativos extremamente importantes para os produtos de tratamento do rosto, em funções de suas propriedades exibidas, tais como:
Vitamina A: reguladora da queratinização, melhorando a textura e a firmeza na pele, tornando-a mais suave. Uma vez na pele, convertem-se em ácido retinóico e proporcionam benefícios antienvelhecimento;
Pró vitamina B5 (D-Pantenol): Possui ação hidratante, umectante, estimula a epitelização, auxilia na cicatrização;
Vitamina B6: Regula a secreção sebácea excessiva;
Vitamina C: antioxidante, antiinflamatório, fotoprotetor e estimulador da produção de colágeno;
Vitamina E: é um poderoso anti-oxidante, capaz de proteger a pele contra os radicais livres. Nos lábios, aumenta a capacidade de retenção de água, proporcionando maior hidratação;
Vitamina F (ácidos graxos essenciais): regenerador celular.


Fonte:
STEINER, Denise. Beleza sem Mistério.
Dicionário de Ingredientes para Cosmética e Cuidados da Pele. Editora: Cengage Learning 3º EDIÇÃO Tradução Norte Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário